Elizabeth27’s blog

オーストラリアでのワーホリにあたり、もどかしい思いをネタにして面白くブログを書いていきたいぞ

Muito prazer em conhecer brasileiros japoneses na Austrália

Agora, sou uma estudante da Oxford House College em Gold Coast na Austrália, e conheci muitos brasileiros e dois brasileiros japoneses na aula de inglês. Fiquei curiosa sobre “Por que os japoneses, como imigrantes, foram para o Brasil antes de cerca de 100 anos atrás?”. Essa simples pergunta estava me perseguindo, então eu faltei a aula hoje. Me desculpe, Chris!

Eu conheci 2 brasileiros japoneses através das aulas de inglês. Eu achei que eles tem um espírito japonês muito bonito e forte, até mais que os japoneses atuais que moram no Japão.

Eu quero introduzi-los.

Primeiro, eu conheci uma moça brilhante, cujo nome é Paloma Yaemi Shimada. Ela é “Sansei”, terceira geração de imigrante. A avó dela nasceu no Paraná, que foi uma colônia japonesa no Brasil. Ela aprendeu japonês como a sua primeira língua. Seu pai faz parte da primeira geração de japoneses e, obviamente, os avós paternos são japoneses puros.

f:id:Elizabeth27:20170329131349j:plain

Paloma era uma advogada com a idade de somente 29 anos no Brazil, mas ela disse “Vou mudar de emprego e trabalhar como maquiadora profissional”.

Passamos somente 3 semanas juntas nas aulas, mas ficamos bem próximas rapidamente porque eu achei que tinhamos um sentimento especial uma pela outra.

f:id:Elizabeth27:20170329133848j:plain

Eu dei uma carta para ela e para sua avó, quando ela estava indo embora. Depois de um mês, ela me mandou uma carta que era um cartão de aniversário da Tailandia, onde ela foi passar férias. Depois eu a respondi com uma outra carta para o Brazil.

Nessa era tecnológica, nós nos comunicamos por correspondência de propósito. Custa um pouco mais de 2 dólares para cada correspondência e demora em torno de um mês para chegar no seu destino. Esse processo todo nos faz sentir amados de uma forma especial na nossa amizade.

Em segundo lugar, eu tenho que te mostrar esse grande homem, cujo nome é Rodrigo Okada. Ele chegou na minha sala um mês antes da minha graduação. Ele também é a terceira geração, mas tem sangue japones puro e, além disso, ele nasceu em Okayama no Japão. Depois do nascimento, imediatamente, seus pais voltaram para o Brazil e ele cresceu la. Foi assim até ele virar adulto e visitar o Japão em 2008.

f:id:Elizabeth27:20170329194142j:plain

Suas características e o seu comportamente são de um estilo brasileiro, apesar da sua raça pura japonesa. Então eu tive um sentimento complicado, que eu não sei descrever corretamente em palavras, quando o vi.

f:id:Elizabeth27:20170409213607j:plain

Eu acho que a maioria dos brasileiros japoneses da terceira geração não sabem falar japonês. Eles sabem algumas palavras de cumprimento e números, como contar de 1 a 10, mas eles não são capazes de conversar.

É possível sentir o lado japonês na personalidade deles porque os dois são bem carinhosos e atenciosos com alguém que esteja passando por dificuldades.

 Então tê-los conhecido, inspirou a minha curiosidade sobre os imigrantes japoneses.

Algumas vezes, só havia brasileiros na minha sala de aula, exceto eu que sou japonesa. Então eu tentei participar algumas vezes das festas brasileiras.

f:id:Elizabeth27:20170329203337j:plain

f:id:Elizabeth27:20170329145004j:plain

Podemos falar sobre a relação entre as olimpíadas no Rio em 2016 e a em Tóquio em 2020. Pelo que eu vi através da TV por satélite, mostrou que os brasileiros e os estrangeiros gostaram muito da animação e da dança.

f:id:Elizabeth27:20170329212015j:plainf:id:Elizabeth27:20170329211904j:plain

www.youtube.com

De acordo com uma amiga do Brasil, Richeli, aconteceu um boom na economia devido aos brasileiros terem tido oportunidades de emprego para as olimpíadas.

f:id:Elizabeth27:20170409212406j:plain

Entretanto, assim que acabou, a economia piorou. Por exemplo, a companhia que ela trabalhava faliu um mês depois que ela se demitiu.

Nós, japoneses, devemos aprender com a nossa sociedade através dessa história.

 

Vamos começar o tema principal!

“Por quê os japoneses, como imigrantes, foram para o Brasil antes de cerca de 100 anos atrás?”

Eles passaram fome no Japão nesse tempo? Ou o governo japonês queria colonizar o Brasil?

Na antiga cultura japonesa, todos os bens eram passados dos pais para o primeiro filho, então o segundo filho tinha que correr atrás do seu próprio subsídio.  Por isso, muitas famílias japonesas tinham que viajar para outros países para trabalhar. Além disso, em 1904 o Japão e a Rússia estavam em guerra. Apesar do Japão ter vencido a guerra, sua economia era pobre. Essa é a razão para os japoneses terem ido para o Brasil no começo do século 20.

Outra razão é que o governo brasileiro precisava de trabalhadores estrangeiros nas fazendas porque a escravidão tinha sido abolida em 1888.

Finalmente, 781 japoneses chegaram no Porto de Santos, em São Paulo, em 1908, como os primeiros imigrantes.

Em resumo, eu admiro bastante os brasileiros japoneses que eu conheci ao longo da minha vida. Isso me fez ter mais orgulho e apreço pelos ancestrais japoneses, que foram os pioneiros com grande espírito desbravador. Desde que eu cheguei na Austrália, eu vejo como é difícil viver no exterior, especialmente com uma cultura e língua diferente. Por causa disso, eu consigo imaginar o quão difícil foi trabalhar no Brasil 100 anos atrás. Eu realmente estou orgulhosa.